PROJETO AGROINDUSTRIAL DA FAZENDA DE SANTO ANTÓNIO
A FAZENDA DE SANTO ANTÓNIO situa-se em Angola, mais precisamente em Tari, junto à vila de Kibala, na província de Kwanza Sul, e tem uma área de 5.500 hectares nos quais se encontra em desenvolvimento um Projeto Agroindustrial que inclui Produção Agrícola, Secagem e Armazenagem de Cereais, Produção de Rações, Exploração Pecuária e Produção de Fuba - e que resulta, globalmente, de um investimento total de aproximadamente 30 milhões de dólares.
Produção AgrícolaA produção de milho é, no panorama integral do Projeto Agroindustrial da FAZENDA DE SANTO ANTÓNIO, uma das atividades de primordial importância e relevo.
Por intermédio de duas culturas anuais, e dispondo de regadio com pivots, a extensão para produção de milho ascende a 3.700 hectares por ano, resultando numa produção de cerca de 36.000 toneladas. Os destinos do milho produzido na FAZENDA DE SANTO ANTÓNIO são a produção de rações, a produção de fuba, a silagem para bovinos e a comercialização em grão. A produção anual de soja, em 150 hectares de regadio, estabelece-se em 600 toneladas, utilizada para auto-consumo ou aproveitada para a produção de rações. |
|
A área aproveitada para a produção de trigo e cevada é, em média, de 150 hectares por ano. A produção ascende às 600 toneladas, utilizadas na produção de rações ou comercializadas. Na produção de hortícolas, para consumo interno no mercado angolano, a extensão abrangida anualmente é de 200 hectares.
Secagem e Armazenagem de Cereais
A secagem e armazenagem de cereais são etapas fundamentais e de elevada complementaridade à produção agrícola. A secagem uniforme dos grãos, com o apoio do mais moderno sistema, assegura um perfeito e duradouro estado de conservação, e a correta armazenagem salvaguarda todo o processo, evitando que o produto se deteriore ou adultere.
|
O Projeto Agroindustrial da FAZENDA DE SANTO ANTÓNIO inclui infraestruturas que o proporcionam uma capacidade anual de secagem de 100.000 toneladas de cereais e possibilitam armazenar, simultaneamente, 10.000 toneladas.
Produção de RaçõesCom base em matérias primas produzidas na FAZENDA DE SANTO ANTÓNIO, a produção de rações na fábrica edificada no local ascende às 15.000 toneladas por ano, sendo que cerca de 5.800 toneladas são consumidas, anualmente, nas explorações pecuárias de suínos, bovinos e caprinos da FAZENDA DE SANTO ANTÓNIO. A restante produção anual, superior a 9.000 toneladas de ração, é comercializada.
|
Exploração Pecuária
A atividade pecuária levada a cabo na FAZENDA DE SANTO ANTÓNIO respeita, em todas as fases de produção, as premissas do bem-estar animal, e garante as condições a nível higio-sanitário, vitais para um desenvolvimento seguro das várias espécies.
A exploração pecuária de suínos estrutura-se num efetivo de 750 reprodutoras, atinge anualmente uma produção de 20.000 suínos e significa um consumo de ração de 4.800 toneladas por ano.
A produção destina-se ao mercado angolano de consumo de carne e, paralelamente, é levada a cabo a comercialização de reprodutoras para outras explorações pecuárias. O efetivo total de bovinos cifra-se nos 2.000 animais e a produção anual ronda os 2.000 novilhos, que se destinam à produção de carne para consumo no mercado angolano. A produção de caprinos tem como propósito o núcleo genético e a meta é a comercialização de reprodutoras para outras explorações pecuárias. |
|
A atividade pecuária levada a cabo na FAZENDA DE SANTO ANTÓNIO respeita, em todas as fases de produção, as premissas do bem-estar animal, e garante as condições a nível higio-sanitário, vitais para um desenvolvimento seguro das várias espécies.
|
Produção de FubaA fuba, amplamente consumida em todo o território nacional angolano, é a farinha obtida pela moagem fina do milho duro, cru, seco e debulhado.
Na FAZENDA DE SANTO ANTÓNIO, usufruindo da produção própria de milho, e tendo como pilar a fábrica construída no local para esse propósito, com capacidade para produzir 10.000 toneladas por ano, é produzida a Fuba de Milho TARI, marca própria comercializada em Angola. |
Recursos Humanos
Com várias áreas de atuação que exigem experiência e qualificação, o projeto inclui mão-de-obra especializada. A formação profissional disponibilizada na FAZENDA DE SANTO ANTÓNIO a técnicos agrícolas e agro-pecuários, e a importância da criação e manutenção de postos de trabalho, aumenta a relevância do projeto a nível local e nacional.
Atualmente com 150 trabalhadores, o projeto terá, em velocidade cruzeiro, cerca de 300 trabalhadores.
Atualmente com 150 trabalhadores, o projeto terá, em velocidade cruzeiro, cerca de 300 trabalhadores.